Um compromisso dos líderes do G20 com a inclusão financeira, anunciado em sua cúpula em Bali no início deste mês, foi bem recebido pelo ápice da cooperativa de crédito Woccu .
O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito disse que a promessa, incluída na declaração final , seguiu-se a uma “divulgação significativa” de seus representantes, juntamente com entidades cooperativas de crédito dos países do G20. Os representantes do G20 foram instados a “encorajar os organismos internacionais de definição de padrões a trabalhar mais estreitamente com os reguladores nacionais sobre proporcionalidade, o que permitirá que as cooperativas de crédito tenham mais oportunidades de aumentar a inclusão financeira”.
Em sua declaração, os líderes do G20 endossaram a estrutura de inclusão financeira do G20 sobre o aproveitamento da digitalização para aumentar a produtividade e promover uma economia sustentável e inclusiva para mulheres, jovens e MPME, e os princípios atualizados de alto nível do G20/OCDE sobre proteção financeira ao consumidor. A declaração também acolhe os princípios atualizados de alto nível do G20/OCDE sobre o financiamento de PME.
“Comprometemo-nos a implementar o roteiro do G20 em direção e além do Objetivo de Brisbane, para promover a inclusão financeira e o acesso a tecnologias digitais, inclusive para abordar a distribuição desigual em cuidados pagos e não pagos e trabalho doméstico, com foco no fechamento da disparidade salarial entre homens e mulheres, ” lê a declaração.
Woccu disse que o plano de ação de inclusão financeira do G20 apóia a adoção de estruturas legais e regulatórias facilitadoras e proporcionais e acredita que o endosso desses instrumentos ajudará a convencer os reguladores de nível nacional “a adaptar os regulamentos ao tamanho, risco e complexidade das cooperativas de crédito” .
“As cooperativas de crédito podem desempenhar um papel crítico na redução das desigualdades em todo o mundo”, disse Andrew Price, vice-presidente sênior de defesa e conselho geral da Woccu, “mas somente se seu modelo cooperativo baseado na comunidade e de propriedade dos membros for permitido funcionar corretamente.
“A proporcionalidade é a chave do nosso sucesso. Congratulamo-nos com o reconhecimento desta abordagem pelo G20.”
Fonte: Coop News