A fusão do Sicoob Norte com o Sicoob Leste Capixaba foi aprovada, nesta quarta-feira (30), em uma assembleia geral extraordinária realizada em São Gabriel da Palha. A decisão ficou a cargo dos delegados das duas cooperativas, que são os representantes dos associados. A união das instituições resulta em uma das maiores cooperativas financeiras do país, que será chamada Sicoob Conexão.
A validação foi realizada após análise dos estudos de fusão que passaram pelos conselhos de administração e fiscal das cooperativas. Agora, a união segue para a homologação do Banco Central para a conclusão do processo, que deve ocorrer em até 90 dias.
Expansão e solidez
O diretor-executivo do Sicoob ES, Nailson Dalla Bernadina, enfatiza que a união é estratégica, e tem os objetivos de fortalecer o cooperativismo financeiro no Brasil e de aumentar os benefícios para os associados. “A nova instituição terá uma atuação mais relevante em suas áreas de atuação, com expectativa de ampliar a cobertura física e digital, a participação de mercado e a adesão de novas pessoas e empresas”, disse.
Atualmente, o Sicoob Norte tem 20 agências e 71 mil associados. Já o Sicoob Leste Capixaba opera com 23 agências e atende 116 mil associados. Após a homologação, o Sicoob Conexão vai iniciar sua operação com R$ 5,4 bilhões de ativos, R$ 1,1 bilhão de patrimônio líquido e 187 mil cooperados, com presença em 27 municípios capixabas e três da Bahia.
Ainda serão decididas posteriormente a sede e a diretoria da nova cooperativa. Para os cooperados, não haverá mudanças quanto à movimentação das contas, que permanecerão nos mesmos pontos de atendimento e canais digitais.
Avanço
Bento Venturim, presidente do Sicoob Norte e do Sicoob ES, afirma que a atuação conjunta vai propiciar mais crescimento, melhoria dos produtos e serviços e criação de novas soluções para a sociedade. “O Sicoob Conexão vai fortalecer ainda mais o trabalho que é feito atualmente pelas duas cooperativas. Teremos mais solidez para gerar resultados econômicos e sociais positivos”, ressaltou.
Para José Nivaldo Casagrande, que preside o Sicoob Leste Capixaba, o movimento de união contribui para ampliar a força do Sistema Sicoob no ES e na BA, onde a instituição também atua. “Estamos dando um salto para tornar o Sicoob ainda maior. Por meio do cooperativismo, mostramos que é possível que os cooperados e a instituição cresçam em conjunto. A tendência é que mais pessoas conheçam nossas soluções”, explicou.
A fusão das organizações também vai alavancar a posição da instituição no ranking nacional das cooperativas de crédito, quando considerados os dados do Banco Central e da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras). O Sicoob Conexão passará a ocupar a 4ª posição nacional, considerando o patrimônio líquido, e figura entre as maiores em vários outros indicadores, como número de cooperados, ativos totais, carteira de crédito e resultados.
Fonte: Sicoob ES/ Conexão Safra