Conceder capacitação e auxílio técnico para fortalecer o cooperativismo no Timor Leste é o foco do novo acordo de cooperação firmado, na sexta-feira (25), entre o Sistema OCB, o Instituto Cresol e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O programa tem por objetivo promover o cooperativismo para impulsionar o desenvolvimento econômico e social no país asiático, de língua portuguesa, com auxílio na criação de cooperativas de microcrédito para atender, inicialmente, os pequenos produtores familiares.
O Timor Leste é um pequeno país asiático com 1,2 milhão de habitantes e área territorial menor que o estado de Sergipe. O país faz parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, a CPLP, e tem o idioma como uma das suas línguas oficiais. Independente da Indonésia apenas em 2002, o país busca impulsionar sua economia e o cooperativismo é tido como uma ferramenta para acelerar o desenvolvimento social dos timorenses.
Por meio da Organização Cooperativista dos Países de Língua Portuguesa (OCPLP), o Sistema OCB tem mantido intercâmbio técnico com as cooperativas de Timor Leste. A OCB é membro fundadora e atual vice-presidente da organização internacional que congrega as organizações representantes de cooperativas dos oito países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
O governo de Timor Leste criou recentemente uma Secretaria Nacional de Cooperativismo, que visa implementar políticas públicas que fortaleçam as cooperativas do país lusófono. Para isso, solicitou o apoio do governo brasileiro, a partir da Agência Brasileira de Cooperação, para capacitar dirigentes de cooperativas dos setores agropecuário, financeiro, de turismo e de pesca.
A Agência Brasileira de Cooperação, órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores e que tem o objetivo de promover a cooperação técnica do Brasil com países parceiros, convidou a OCB para se juntar ao desafio de contribuir com o desenvolvimento do cooperativismo timorense. O Sistema OCB desenvolve ações em parceria com a ABC há dez anos. Um projeto de cooperação para o fortalecimento das cooperativas de Botsuana é fruto de uma parceria entre as duas entidades.
Por outro lado, o Instituto Cresol tem atuado há quatro anos em projetos de cooperação internacional que fomentam o empoderamento econômico de comunidades rurais por meiodo desenvolvimento de cooperativas de agricultura familiar e microcrédito. Atualmente, o Instituto apoia tecnicamente projetos de cooperação em andamento em seis países da América Latina.
O Instituto foi criado para educar e capacitar financeiramente cooperados, funcionários e membros das comunidades onde as cooperativas ligadas ao Sistema Cresol, presentes em 16 estados da Federação, com seus cursos e treinamentos gratuitos. O instituto congrega atualmente 26.508 alunos e já certificou 265.160 mil pessoas com cursos de gestão de finanças, educação financeira, planejamento e muitos outros. O rico conhecimento adquirido na formação profissional será agora prestado à cooperação internacional.
Em fevereiro de 2023, uma delegação formada por representantes da Agência, do Instituto Cresol e do Sistema OCB realizarão missão prospectiva ao país asiático para iniciar os trabalhos de cooperação. A comitiva será recebida por autoridades do governo de Timor Leste e discutirá com lideranças cooperativistas a metodologia do projeto de cooperação técnica. O objetivo principal da missão será estabelecer um cronograma de capacitações e intercâmbios técnicos, focando as áreas prioritárias: agricultura familiar e microcrédito.
“A cooperação técnica para o desenvolvimento mútuo é um dos principais valores da Política Externa Brasileira. Para nós do Sistema OCB, a cooperação é também um dos sete princípios universais do cooperativismo. Estamos muito encorajados a apoiar o governo brasileiro nesta brilhante inciativa de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de Timor Leste por meio do cooperativismo”, destacou Marcio Lopes de Freitas, Presidente do Sistema OCB e Vice-Presidente da OCPLP.
Fonte: Sistema OCB