O Banco Central publicou nesta sexta-feira a Resolução 5051, que dispõe sobre a organização e o funcionamento de cooperativas de crédito, com ajustes relacionados às modificações constantes pelas Leis Complementares 130 e 196.
O documento, que você confere na íntegra a seguir, traz detalhes sobre a atual classificação das sociedades cooperativas, assim como detalhes sobre a captação de recursos, aplicações no mercado financeiro, empréstimos e outros, por parte das cooperativas.
Além disso, o Banco Central traz em sua publicação as atividades das quais as cooperativas de crédito podem desenvolver, listando serviços e produtos que o setor, que reúne mais de 763 cooperativas e 13,9 milhões de cooperados, já é referência há anos.
Na resolução também são aprimorados a assistência e o suporte financeiro realizados com o fundo garantidor, constituído por cooperativas de crédito, de associação obrigatória por regulamentação específica emanada do Conselho Monetário Nacional.
Somado a isso, a nova resolução já reflete a nova lei do cooperativismo de crédito, aprovada neste ano. Através dela, as cooperativas passaram a ter acesso a novas ferramentas para o oferecimento de mais produtos aos cooperados, além do aprimoramento da governança e da estrutura organizacional do setor.
Confira a resolução do BC na íntegra:
Por Redação MundoCoop