A multinacional de saúde e nutrição tem a sustentabilidade e a inovação aberta como alicerces de sua estratégia de negócio, o que tem guiado o investimento em novas soluções para os agricultores e o apoio a projetos de impacto no campo. Não à toa, investe cerca de € 2 bilhões por ano globalmente em pesquisa e desenvolvimento para seguir entregando inovação, atendendo às necessidades das propriedades rurais, lavouras e solos de produtores rurais em todo o Brasil.
Parte fundamental dessa jornada são as ferramentas digitais, por isso, em 2013 a Bayer adquiriu a plataforma de agricultura digital Climate FieldView, considerada o primeiro “unicórnio” do agro. No Brasil desde 2017, a solução tem feito uma verdadeira revolução no campo, ajudando seus usuários a fazer mapas de produtividade e conhecer a fundo cada talhão da fazenda.
Em 2022, pensando em oferecer novos modelos de negócio aos agricultores, com foco no aumento de produtividade, a companhia apresenta o Bayer Valora, ainda em modelo pré-comercial. Por meio de prescrições personalizadas de sementes de milho e coleta de dados, os agricultores participantes recebem recomendações sobre a população ideal de sementes em cada talhão.
Caso o produtor adote as prescrições e o resultado fique abaixo do esperado, ele recebe de volta o valor investido na quantidade adicional de sementes para implementar a recomendação Bayer, compartilhando assim seu risco com a companhia. Os primeiros testes deste modelo de negócio inédito e inovador de risco compartilhado começaram na safra 2020/2021 e devem ser expandidos nos próximos anos, em linha com o objetivo da companhia de ir além de apenas fornecer produtos e focando na geração de valor.
O incentivo à inovação não para por aí, desde 2017 no Brasil, a iniciativa Bayer ForwardFarming (BBF) promove o fomento de práticas sustentáveis, que são cada vez mais imprescindíveis para o agricultor continuar produzindo em tempos de mudanças climáticas, com fazendas independentes em todo mundo que exemplificam o progresso e a transformação do setor agrícola por meio de sustentabilidade, inovação e digitalização.
No Brasil, a fazenda Nossa Senhora Aparecida, da família Fiorese, uma das propriedades modelos do programa, registrou uma nova espécie de abelha Ceratina (Ceratinula) ao monitorar a fauna e flora, uma descoberta que sinaliza que é possível ter uma produção agrícola em harmonia com o meio ambiente.
O movimento se soma a outras ações adotadas pela Bayer no Brasil e no mundo em prol do desenvolvimento sustentável. A multinacional tem compromissos sustentáveis estabelecidos até 2030, como: ajudar a reduzir em 30% as emissões de gases de efeito estufa na agricultura, reduzir em 30% de seu impacto ambiental e de seus insumos nas lavouras e apoiar 100 milhões de pequenos agricultores com acesso a inovações, conhecimentos e parcerias em todo o mundo.
Para impulsionar a sustentabilidade e inovação também no sistema cooperativista, que é o grande responsável por disseminar conhecimento para agricultores de todos os portes, a Bayer apresenta a 2ª edição do Coopera+ Impulsão. A iniciativa apoiará o desenvolvimento de projetos inovadores com potencial para gerar impacto positivo para a agricultura e para as comunidades ao redor, com o investimento de R$ 3 milhões.
“O intuito da Bayer é, a partir do conceito de inovação aberta, investir no sistema cooperativista para alavancar o desenvolvimento de novas soluções para o campo. É por meio da colaboração que veremos soluções cada vez mais eficientes para a evolução do setor e as cooperativas certamente são peça chave nessa jornada”, diz Laura Deus, Gerente de Estratégia de Acesso ao Mercado da Bayer Brasil para Cooperativas.
As inscrições podem ser feitas no site da Bayer até o dia 18 de novembro. Dez cooperativas serão selecionadas para um período de imersão no LifeHub SP, hub de inovação aberta da Bayer, e terão a oportunidade de apresentar seus projetos para a avaliação de uma banca de especialistas do mercado. A divulgação das cooperativas selecionadas para a fase de imersão ocorrerá no dia 16 de dezembro. Os projetos vencedores serão anunciados em abril de 2023, com a assinatura de termo de cooperação com a multinacional alemã.
Conteúdo publicado na Revista MundoCoop edição 108