Dentro do contexto da valorização do sistema cooperativista por meio da adoção de melhores práticas de mercado, o Sistema Ocepar, com a operacionalização do Sescoop/PR, em parceria com a Escola de Negócios da PUCPR, sistematizaram o Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense, que é personalizado para cada cooperativa. No dia 29 de setembro, o Programa de Compliance foi iniciado na Credicoamo Crédito Rural Cooperativa, em Campo Mourão, com a participação de membros do conselho de Administração e Fiscal, diretores executivos, gerentes funcionais e assessores.
O programa será desenvolvido na Credicoamo em oito módulos, abordando importantes temas como avaliação de risco, controles internos, gestão de terceiros, código de conduta, relacionamento com os cooperados, entre outros. A conclusão está programada para outubro do próximo ano com a entrega do manual de boas práticas. “O objetivo primordial deste programa é contribuir com o desenvolvimento do cooperativismo paranaense, consolidando o modelo de gestão e governança, comprometido com a transparência, ética e com os valores cooperativistas. O compromisso do Sistema Ocepar é trazer conhecimentos e informações para que as cooperativas desenvolvam o seu próprio Programa de Compliance”, afirmou Leonardo Boesch, superintendente do Sescoop/PR, na abertura do evento.
Para Alcir José Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo, o Programa de Compliance é muito importante, pois estabelece procedimentos para prevenir, detectar e mitigar riscos relacionados ao cumprimento de leis e regulamentos sob a perspectiva da ética e da integridade. “O Programa Compliance contribuirá para a consolidação de um modelo de gestão e de governança ao alcance de todos os funcionários através da estruturação do manual de boas práticas, que com certeza, colocará a Credicoamo em um patamar de destaque perante o setor cooperativista”, afirma Goldoni.
Ele acrescenta que a essência de um Programa de Compliance consistente e bem estruturado começa pela participação efetiva e do comprometimento dos participantes, por conhecerem a legislação, as diretrizes coorporativas e executarem as decisões estratégicas definidas pelo Conselho de Administração.
Fonte: Imprensa Credicoamo