Diferenciação de produtos e inovação são valores inerentes às cooperativas agroalimentares, bem como estratégias para se destacar da concorrência e se posicionar no mercado. Para potenciar o caráter diferenciador dos produtos cultivados e transformados pelas empresas da economia social e, por sua vez, acentuar o seu caráter inovador , as Cooperativas Agroalimentares da Andaluzia apostam na sustentabilidade integral.
É uma nova abordagem na forma de produzir alimentos e no desenvolvimento do território, que engloba as dimensões econômica, social e ambiental. As cooperativas agroalimentares estão promovendo essa mudança no modelo de produção , sabendo que a sustentabilidade é mais um indicador de competitividade empresarial e também, cada vez mais, uma exigência dos consumidores, que demandam saber como são produzidos os produtos que são produzidos. o carrinho de compras.
Prova disso é o projeto “Intermediação de especialistas nos processos de transformação das cooperativas melhorando sua sustentabilidade integral” , através do qual as Cooperativas Agroalimentares da Andaluzia perguntam como e quão sustentáveis são seus 649 entes federados . Uma iniciativa que faz parte da Linha 3 para a Promoção do Empreendedorismo Social do Programa de Apoio à Promoção e Desenvolvimento da Economia Social do Emprego, que financia o Ministério do Emprego, Empresas e Auto-Emprego do Governo Andaluz.
Nova edição
Neste projeto, que enfrenta uma nova edição, a federação analisa o grau de sustentabilidade integral de uma dezena de cooperativas de diferentes setores produtivos. Assim, por meio de uma ferramenta de autoavaliação, batizada de eSIAB , os técnicos da organização realizam um questionário com cem perguntas sobre questões sociais, ambientais e econômicas da cooperativa. Uma vez analisados os resultados, os serviços técnicos enviam a cada empresa um relatório personalizado com medidas de sustentabilidade para as implementar na sua estratégia de negócio.
A cooperativa Oleand Manzanilla Olive é um dos participantes desta última edição. Ao longo de sua história, a entidade vem incorporando em sua filosofia e estratégia de negócios medidas que têm aprimorado seu grau de sustentabilidade integral. Da origem ao produto final.
Assim, parte do olival cultivado pelas famílias que integram a cooperativa encontra-se em regime de agricultura biológica ou em regime de Produção Integrada, o que restringe a utilização de produtos fitossanitários e promove a melhoria do ambiente. Além disso, “a oliveira tem um grande poder de absorção das emissões de CO2 (dióxido de carbono), que se concentram na atmosfera e contribuem para o aquecimento global, pelo que as plantações de oliveiras geram um impacto ambiental positivo”, afirma Nuria Borrego, diretora do Departamento de Sustentabilidade Integral, Qualidade e Segurança Alimentar .
“A terra é o nosso principal fornecedor e, como tal, cuidamos e protegemos.” Protecção que “é incutida nos agricultores, aos quais se ensina a gestão das boas práticas agrícolas e a utilização eficiente dos recursos naturais ”. Além disso, a entidade tem um projeto de reaproveitamento de água salina residual da indústria de preparação de azeitonas de mesa para irrigação por gotejamento em olivais.
Compromissos
No campo da sustentabilidade econômica, a cooperativa também tem dado passos firmes. Prova disso é o compromisso com a dimensão empresarial. Oleand Manzanilla Olive nasceu após a fusão de Oleand e Manzanilla Olive, um acordo que deu origem à maior cooperativa de primeiro grau especializada em azeitonas de mesa da província de Sevilha e uma das dez maiores da Andaluzia por volume de negócios. Desta forma, tem sido possível “ maximizar a eficiência das plantas de produção , ganhar músculo para poder competir com os principais players do mercado, e conseguir adaptar a entidade às mudanças nas reações do consumidor, o que irá beneficiar os agricultores. , que são a razão de ser desta cooperativa”, destaca Nuria Borrego.
No plano social, a cooperativa possui um Plano de Igualdade e está comprometida com a marca “Mais mulheres, melhores empresas” . Além disso, promove o emprego estável e tem o compromisso de educar em valores e alimentação saudável. Aliás, todos os anos é visitado por alunos que sabem como é feito um produto tão benéfico como o azeite virgem extra. Além disso, assina acordos de colaboração com universidades, centros tecnológicos, empresas de fomento e iniciativas privadas para a divulgação da cultura do olival, bem como para estágios nas suas instalações.
Um trabalho que exemplifica o compromisso de Oleand Manzanilla Olive com o meio ambiente e seu desenvolvimento sustentável. E é que um dos objetivos do projeto é conseguir a adesão das cooperativas agroalimentares ao Decálogo de Sustentabilidade Integral da Indústria Alimentar.
Empresas de economia social como Biosabor, Trops ou indústrias como Heineken ou Calidad Pascual já estão na lista de empresas comprometidas com esses dez princípios.
Fonte: Diario de Sevilla