Na contramão de um cenário desafiador para as operadoras de planos de saúde no Brasil, a Unimed Nacional, responsável pela operação nacional da marca Unimed, ultrapassou o período mais crítico da pandemia e encerrou o ano de 2021 com um resultado líquido positivo em R$ 55,1 milhões.
O balanço financeiro promissor contempla o primeiro ano da Diretoria Executiva atual, eleita em 30 de março de 2021. Liderada pelo médico Luiz Paulo Tostes Coimbra, a gestão adotou estratégias de otimização de desempenho para elevar a eficiência e reverter a tendência de resultados negativos.
Diante do cenário encontrado quando tomou posse, a nova Diretoria deu início a um movimento de mudanças com alinhamento e execução rápida de toda a gestão. O fruto disso foi o Programa CNU Melhor Amanhã, iniciativa inédita que se expandiu para um Núcleo de Gestão de Resultados, e que continuará impulsionando a maior cooperativa do Sistema Unimed.
Os nove meses de vigência do CNU Melhor Amanhã (abr-dez/21) foram sustentados por quatro dimensões de trabalho: Custo Assistencial, com forte atuação junto aos prestadores da rede de atendimento e beneficiários; Faturamento, via adequação de contratos e novas metas; Despesas Administrativas, por meio do aumento de eficiência operacional e extremo controle dos recursos; e Financeiro e Tributário, que buscou eficiência na gestão de passivos e ativos do grupo. Além da criação dos Squads de Avaliação de Carteiras, para melhor negociação junto aos clientes, e Controle da Rede de Atendimento, com monitoramento integral dos gastos.
Esses pilares proporcionaram um impacto positivo no resultado de 2021, na casa de R$ 515 milhões, entre aumento da receita, redução de custos e de despesas, possibilitando maior equilíbrio contábil e melhora no fluxo de caixa. Ainda, uma outra importante conquista passou a ganhar destaque nessa nova fase. A transformação cultural na forma de ver, avaliar e atuar na saúde suplementar, onde resultados financeiros e qualidade da assistência andam juntos, harmonicamente, com maximização da potência de mercado da Unimed. “O primeiro passo é a mudança interna, com foco no autoconhecimento e no autodesenvolvimento. E também, colocar em prática as ideias. Valorizo muito o planejamento das atividades, mas nada é efetivo se a execução não for rápida e certeira. Temos que sair de uma posição de conforto e ter a coragem de agir, mesmo com eventuais erros, com o foco na estratégia da operação”, aponta Coimbra.
Para 2022, a Unimed Nacional projeta um crescimento de 14,4% no faturamento da companhia (cerca de R$10,6 bilhões), e o acréscimo de mais 250 mil clientes na carteira. Com esses números, a cooperativa amplia ainda mais sua participação e relevância no setor de saúde suplementar. E com isso, direcionadores foram definidos e estão sendo trabalhados por todas as áreas.
O primeiro é a Gestão, que reforça a importância do trabalho realizado com simplicidade, agilidade e eficiência, atuando de forma transversal nas atividades. Depois, o Relacionamento com as Sócias mostra a necessidade de proximidade e parceria constante com as demais Unimeds, trabalhando em conjunto e integrados.
Seguindo, a Operação de Planos de Saúde também é abordada para intensificar a força que possuem no mercado, ampliando a operação nacional e os tornando ainda mais assertivos nos locais em que atuam regionalmente, com planos e serviços mais completos e personalizados.
O Intercâmbio, isto é, a garantia de atendimento aos clientes Unimed, independente de onde eles estiverem no país, é mais um direcionador, pois é um diferencial da marca Unimed e deve ser rentabilizado. Além de trazer sempre as vantagens de ter Parcerias Estratégicas, em que possam trabalhar em conjunto com outras importantes empresas no cuidado e atendimento ao cliente.
Por fim, a Inovação e as Pessoas são pontuadas como base desses cinco direcionadores. “Estamos implementando uma cultura de inovação que busca eficiência e transformação do negócio, em todas as frentes. E temos as pessoas sempre no centro de tudo isso, afinal nossa gestão é pautada nas relações, no respeito e na aproximação”, acrescenta o presidente.
Seremos uma plataforma de saúde e bem-estar, que integra recursos próprios, parceiros estratégicos e intercâmbio no atendimento Unimed, além de buscar a certificação de serviços e produtos de terceiros pela marca Unimed
Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente Nacional Unimed
Visando o futuro, a cooperativa também acaba de criar em sua estrutura duas novas frentes de trabalho: um Núcleo de Novos Negócios, com o objetivo de expandir sua atuação e ampliar o seu portfólio de serviços oferecidos, seja por meio de recursos próprios ou parcerias estratégicas. E um Núcleo de Gestão de Resultados, área criada para dar andamento às ações do Programa CNU Melhor Amanhã, que atua de forma transversal na empresa, controlando os números e ajudando nas tomadas de decisões.
Do ponto de vista da marca, foi finalizado um importante alinhamento estratégico junto às casas nacionais do Sistema Unimed – (Unimed Nacional, Seguros Unimed, Unimed do Brasil, Unimed Participações e Fundação Unimed), em que ficou estabelecido o papel e objetivos de cada uma. Na Unimed Nacional, o compromisso é de ser a operação nacional do Sistema Unimed e garantir a presença da marca nos mercados de saúde suplementar de todo o Brasil, cuidando da saúde das pessoas, das empresas e apoiando as cooperativas do Sistema. Para isso, serão projetados investimentos da ordem de R$ 75 milhões em tecnologia, inovação, melhoria dos processos, novos projetos e qualificação das equipes.