Com temas como agricultura regenerativa, crescimento e fortalecimento das mulheres no cooperativismo, gestão e ESG, inovação e protagonismo, além de mercado e sucessão, cerca de 800 mulheres cooperativistas participaram do Encontro Nacional das Mulheres (Enmcoop). O encontro aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto, em Campinas (SP), e contou com a presença de mais de 150 cooperativas de todo o país, entre elas a cooperativa catarinense Cooperja.
O Enmcoop é idealizado e organizado pelo grupo Conecta e é voltado a profissionais das mais diversas áreas de atuação, como produtoras rurais, colaboradoras e pesquisadoras. Durante o evento muitos painéis tiveram produtoras rurais e cooperadas contando suas experiências.
Crescimento e fortalecimento das mulheres no cooperativismo
Um dos painéis do primeiro dia do evento teve a participação da associada, integrante do Núcleo feminino e membro do Conselho Administrativo da Cooperja, Rosangela Fregulia da Silva, que abordou junto com as demais convidadas o tema “Crescimento e Fortalecimento das Mulheres no Cooperativismo”.
Segundo Rosangela, atualmente, a participação das mulheres já é bem representativa na Cooperja e é através dos núcleos femininos que elas vêm ganhando espaço na cooperativa.
— Eu faço parte do conselho administrativo, temos uma mulher que faz parte do conselho fiscal e temos o comitê educativo com mulheres que participam do núcleo feminino — conta.
Para Rosangela, o compartilhamento de ideias e experiências que é realizado durante eventos como o Enmcoop é fundamental.
— É muito importante para nós mulheres estarmos presentes nesse tipo de evento, pois trocamos conhecimento e levamos para outras mulheres o trabalho que estamos fazendo em nossa cooperativa para formar lideranças femininas — ressalta Rosangela.
Protagonismo das mulheres cooperativistas
No segundo dia do evento, Elisabete Biz dos Santos, Coordenadora Social da Cooperativa Agroindustrial Cooperja de Jacinto Machado, participou do painel “Florescendo o Protagonismo das Mulheres Cooperativistas”. Na ocasião foi abordada a importância dos Núcleos Femininos no desenvolvimento pessoal e profissional na vida das mulheres.
— Falar sobre protagonismo feminino é falar sobre a importância das mulheres dentro do cooperativismo, como elas vêm se desenvolvendo, destacando-se como líderes e florescendo todo o potencial que existe dentro delas. Assim pude demonstrar um pouco do trabalho lindo que a Cooperja vem desenvolvendo ao longo dos anos através dos Núcleos Femininos — destacou Elisabete.
No total, a Cooperja marcou presença com 8 mulheres, sendo 6 delas associadas e esposas de associados líderes do núcleos femininos e 2 colaboradoras.
— Foram dois dias incríveis, onde tivemos a oportunidade de conhecer novas realidades, conhecer o trabalho de muitas cooperativas e de muitas mulheres que estão fazendo a diferença. Conseguimos fazer novos contatos, fazer novas amizades e trocar muitas ideias umas com as outras — finaliza Elisabete.
Fonte: NSC Total