Os produtos de marcas próprias estão ganhando cada vez mais espaço nas gôndolas dos supermercados e, segundo dados da NielsenIQ, já estão presentes em 34% dos lares brasileiros. Somente nos primeiros quatro meses de 2022, as pessoas gastaram 7,68% a mais com marcas próprias quando comparado ao mesmo período de 2021.
Esse sucesso no desempenho das marcas próprias também é confirmado pela Coop, que neste mês de setembro comemora o aniversário de 25 anos da linha. Hoje, são cerca de 600 itens, distribuídos entre as marcas Coop, Delícias da Coop e Exclusividades, envolvendo categorias diversas, desde arroz e feijão até vinhos e azeites importados, material de higiene, de limpeza e ração para animais.
Essas três marcas respondem por 7% de participação no faturamento geral do negócio Supermercado Coop, percentual que vem crescendo acima da média desde 2020 por conta das sequelas da pandemia na economia e no bolso do brasileiro.
Para comemorar a data, a Coop realizará até o dia 30 de setembro, em todas as suas unidades de supermercado, o Festival de Marcas Próprias com várias ofertas, que poderão ser conferidas em seus tabloides promocionais e nas redes sociais.
Qualidade e preço competitivo
A Coop tem como premissa desenvolver produtos que entreguem a melhor relação custo / benefício aos cooperados e clientes, ou seja, produtos com a qualidade similar às marcas líderes e vice-líderes a preços mais competitivos. Alguns produtos podem chegar a 30% mais em conta que as marcas líderes.
Só a marca Coop, que atualmente concentra 336 itens, registrou em 2021 participação de 4,37% na venda total nas 14 categorias onde a marca está presente, segundo calcula a analista comercial Ane Caroline Rodrigues. “Hoje, nossos produtos MP fazem parte da cesta de compras de públicos de todas as classes sociais”, destaca. Os mais requisitados no ano passado foram ovos e leite UHT, feijão carioca, açúcar refinado, molho de tomate e pão de forma.
Mas há uma variedade imensa à disposição, produzida por 65 fornecedores, criteriosamente selecionados, haja vista que a Coop possui parceria com certificadoras reconhecidas pelo mercado que auditam os fornecedores conforme as legislações vigentes e de acordo com as normas regulamentadoras específicas embasadas em sistemas de gestão de qualidade e segurança alimentar.
A linha de mel, por exemplo, é produzida pela Baldoni, empresa que ganhou por três anos consecutivos o título de melhor mel do Brasil no Congresso Brasileiro de Apicultura. A de algodão e hastes flexíveis é fabricada pela Cremer, maior do ramo no país em itens de primeiros socorros, tratamento, higiene e proteção.
A marca Delícias da Coop é produzida na Central de Panificação, sediada na cidade de Mauá. No local, são fabricados cerca de 150 itens e, só de pães, são mais de 30 variedades. A marca também está impressa em sete sabores de bolo inglês e em outros 13 tipos de bolos confeitados, além de sete sabores de pizzas, pudim de leite, quindim, rosquinha de pinga e de canela, pão de queijo, entre muitos outros.
Já a marca Exclusividades, envolve vários produtos importados e exclusivos, fruto da parceria da Coop com a Rede Brasil de Supermercados. Entre esses itens estão atomatados, bacalhau, azeites, vinhos e destilados, geleias, massas, temperos e biscoitos, importados da Espanha, Itália, Portugal e de outros países.
Atualmente, a Coop possui mais de 900 mil cooperados ativos, 30 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, duas em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí e um atacarejo em São José dos Campos, além de três postos de combustíveis e 81 drogarias em operação. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.
Fonte: Imprensa COOP