As cooperativas de crédito devem repensar as estratégias de pagamento? E as criptomoedas são uma oportunidade ou um risco? Essas foram algumas das questões exploradas pela CO-OP Solutions em uma sessão de abertura da Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito em Glasgow em 20 de julho.
Uma organização de serviços de cooperativas de crédito de propriedade cooperativa, a CO-OP Solutions fornece serviços para cooperativas de crédito dos EUA, incluindo ramificação compartilhada, soluções de débito e crédito, caixas eletrônicos, pagamentos digitais, segurança e serviços de marketing.
Sua mais recente pesquisa CU Growth Outlook, realizada em colaboração com Ernst and Young e o Filene Research Institute , encontrou grandes mudanças de mercado nas necessidades, expectativas e interações dos membros das cooperativas de crédito. O estudo incluiu uma pesquisa com 1.000 membros potenciais e 2.000 membros de cooperativas de crédito para ver como eles escolhem sua instituição financeira.
Constatou-se que o consumidor médio tem cinco relações financeiras diferentes e fica feliz em ir de um fornecedor para outro. A pesquisa também revelou que 36% dos entrevistados esperam produtos personalizados, enquanto 54% esperam serviços digitais. As cooperativas de crédito também enfrentam a concorrência das fintechs – o estudo mostrou que a marca financeira mais confiável para os membros das cooperativas de crédito foi o Paypal (25%), com as próprias cooperativas de crédito em segundo lugar como a marca mais confiável para 21% dos entrevistados.
Os entrevistados também escolheram fintechs em vez de cooperativas de crédito, principalmente quando se tratava de produtos digitais.
Sam Paxson, diretor de experiência da CO-OP Solutions, disse que, além dos serviços digitais, os consumidores querem ferramentas digitais que melhorem seu bem-estar financeiro.
As cooperativas de crédito podem gerar cerca de 4,9 milhões em aquisições incrementais de membros com uma estratégia focada em pagamentos, acrescentou ela, com mais benefícios possíveis ao borrar as linhas entre receitas de juros e não juros. E trabalhando para se inserir no estilo de vida do associado, as cooperativas de crédito podem melhorar seu bem-estar financeiro.
Os concorrentes já estão trabalhando para fazer essas coisas; Paxson disse que as cooperativas de crédito podem responder a essa ameaça envolvendo-se com seus membros e incorporando opções de pagamento digital, usando pagamentos para criar constância diária e permitindo uma jornada diária de bem-estar financeiro de longo prazo.
Outra maneira de se diferenciar dos concorrentes é criar transparência financeira e ajudar os membros a agir desenvolvendo insights de dados dos membros, utilizando pagamentos para aprofundar o relacionamento com os membros e habilitando a ativação do membro e o status de topo da carteira – garantindo que o cartão de sua cooperativa de crédito seja o primeiro a ser alcançado para quando uma carteira é aberta.
O enigma da criptografia
Dean Michaels, diretor de estratégia da CO-OP Solutions, explorou as oportunidades em torno das criptomoedas. Ele disse que 17% dos consumidores dos EUA possuem criptomoedas, principalmente millennials. Cerca de 51% dos proprietários de criptomoedas nos EUA compraram pela primeira vez nos últimos 12 meses. Além disso, 62% dos adultos dos EUA considerariam comprar mais criptomoedas se conseguissem obtê-las por meio de sua instituição financeira.
Com a maioria das instituições financeiras tradicionais ainda não oferecendo crioptomoedas, as cooperativas de crédito têm a oportunidade de se diferenciar, disse ele. Eles também podem parecer inovadores, ganhar participação de mercado e ajudar a educar os membros sobre as criptomoedas.
Mas há riscos: em primeiro lugar, embora a maioria dos países tenha um mecanismo de licenciamento, a regulamentação de criptomoedas ainda está se formando e as transações de criptomoedas são proibidas na China e no México. A confiança é outra questão a ser observada – se um membro vir uma cooperativa de crédito oferecer criptomoedas, ele pensará que é mais seguro investir. Mas se o valor diminuir, a confiança dos membros em sua cooperativa de crédito pode ser corroída.
Nos EUA, a regulamentação existente permite que as cooperativas de crédito com depósitos garantidos pelo governo federal forneçam serviços de criptomoeda aos clientes apenas por meio de parcerias com terceiros. A Credit Union National Association está trabalhando com o regulador para pressionar por mudanças para permitir que as cooperativas de crédito forneçam serviços de custódia de criptomoedas.
A pesquisa da Filene confirmou que os líderes das cooperativas de crédito acreditam que a falta de clareza e suporte regulatório é o maior obstáculo para oferecer produtos de criptografia aos membros.
Michaels disse que não existe uma abordagem única, com muito dependendo da demografia de cada cooperativa de crédito. Ele acrescentou que as cooperativas de crédito que desejam explorar essa avenida devem se concentrar na criptomoeda como um investimento, pois ainda não está bem desenvolvida do ponto de vista dos pagamentos.
Fonte: Coop News